segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Os 5 Melhores filmes de Patrick Swayze



Várzea Grande-MT, 21 de Setembro de 2009. 00:03AM...

Um post útil.

É possível um ator ganhar glórias eternas somente por dois trabalhos? Talvez sim. Por incrível que pareça e contra a previsão de muitos, Patrick Swayze conseguiu tal fato. Dois filmes, três prêmios da academia (não exatamente para ele) e centenas de milhões nas bilheterias. É certo que boa parte do credito de Dirty Dancing (Oscar de melhor canção original, 1987) e Ghost (Oscar de melhor roteiro original e atriz coadjuvante para Whoppi Goldberg, 1990) se deve ao imenso carisma e presença de cena do ator. São pouquíssimos os que alcançam tal qualidade: não chegam a ser Oscarizáveis porém, quando estão em ação, conferem qualidade e mantem a atenção do espectador.





Obviamente os dois filmes citados sempre serão os mais lembrados entre os fãs, não só do ator, como de cinema em geral. Mas faço menção a três outros grandes personagens interpretados por ele:



O criminoso e tresloucado Bhodi, do ótimo Caçadores de Emoção (Point Break, 1991), líder de uma quadrilha que usa parte dos ganhos ilícitos para praticarem esportes radicais: Grande filme de ação dos anos 90. Deveria ter sido mais valorizado




opção 2 para o trailer de Point Break clicando aqui
ficha do filme no IMDB clicando aqui



A destemida e determinada drag-queen Vida, da deliciosa comedia Para Wong-Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar (To Wong-Foo, Thanks For Everything! Julie Newmar, 1996): aqui, Swayze recebeu sua 3° indicação ao Globo de Ouro, na categoria melhor ator – comedia ou musical (as outras duas foram por Dirty Dancing e Ghost).





Opção 2 para o trailer de To Wong Foo, Thanks For Everything! Julie Newmar clicando aqui
ficha do filme no IMDB clicando aqui




O ardiloso guru de auto-ajuda, com um passado extremamente obscuro Jim Cunningham, do excelente Donnie Darko (2002); um entre os personagens que teriam mudanças em relação às atitudes estranhas do protagonista esquizofrênico.




opção 2 para o trailer de Donnie Darko clicando aqui
ficha do filme no IMDB clicando aqui





Enfim. Fica essa menção honrosa do Dia do Cinéfilo Inútil a esse grande ator.

Dia do Cinéfilo Inútil. Um viva a (in)utilidade dos Cinéfilos.





5 comentários:

Nespoli disse...

É verdadeiramente um excelente ator que nunca teve tantas chances sem ser esses dois que você citou (os dois que popularizariam qualquer um, rs)...

Dá uma passada n'O Cara da Locadora depois, estamos com um podcast e adorariamos ouvir sua opinião... além de estarmos sorteando camisas e ingressos para o filme Tempos de Paz...

Abraços...

Cristiano Contreiras disse...

Um ator intenso, excepcional e que deveria ter feito mais filmes notórios, com aprofundamento e variantes interpretativas. Mas, seu pequeno legado é marcante sim, até hoje em dia.

Saudade, Swayze!

abraço e este blog é fantástico!
linkarei ao meu.

Jeniss Walker disse...

foram poucas chances realmente interessantes, Nespoli. mas Patrick mostro-se um ator de fibra. esses são os trabalhos que mais gostei dele em vida. sobre o Podcast, estarei em seu blog para ver como será. abraço :)

seria interessante maiores variantes, Cristiano. sem dúvida, os resultados dificilmente seriam ruins. e muito obrigado pelo apoio ao blog. abraço :)

Gema disse...

Adorei o papel dele em Point Break - o unico filme que me fez torcer pelo vilão :P
Em Donnie Dasrko ele também fez um excelente papel.
Fora os que mencionas, também gostaria de referir a série North and South, muito boa!
Bjs

Rodrigo Ferreira Rogovski disse...

Além de um excelente ator, mandou muito bem em She's Like The Wind.